O Fronteiras

O Instituto Fronteiras gerencia redes de cooperação transfronteiriças criando soluções inovadoras coletivas para problemas socioambientais no
Vale do Juruá.

Promovemos mudanças locais relevantes, revertendo comportamentos destrutivos em relação à natureza; regenerando ecossistemas e suas comunidades; e fortalecendo trajetórias transformadoras visando um futuro sustentável.

Chamamo-nos Fronteiras porque concentramos os nossos esforços nas fronteiras que se formam aqui e agora, no contexto único em que nos encontramos.

Pensamos no Futuro!

Por isso alinhamos nossas ações seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Estamos sediados no coração da floresta amazônica.

Conheça um pouco mais!

É atuando em rede com comunidades originárias, privilegiando o trabalho coletivo e sinérgico envolvendo instituições privadas e públicas, incluindo associações, ONGs, fundações, universidades e empresas buscando estabelecer sinergias para projetos visando o desenvolvimento do ponto de vista socioeconômico e ambiental. Na busca de soluções para a complexa problemática das nossas fronteiras, promovemos a criação de capacitações dentro de redes de cooperação, a promoção de novas tecnologias sociais para o incremento de capital humano e social, a equidade socioambiental e de gênero e o uso sustentável dos recursos naturais.

Trabalhamos em escala local e regional, em rede com diversas outras instituições e grupos com o intuito de estabelecer conexões produtivas dentro de projetos sustentáveis do ponto de vista social e ambientalmente. Nosso foco territorial é a Amazônia Ocidental brasileira com toda a sua diversidade própria de regiões de fronteira geográfica, social, econômica, cultural e político-institucional.

Estamos sediados no coração da floresta amazônica, no vale do rio Juruá, no município de Cruzeiro do Sul, no Acre. Nossos trabalhos abrangem os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e São Paulo.

E essa é a nossa estrutura.

Temos como base o Vale Juruá, no município de Cruzeiro do Sul, no Acre.

Conheça quem faz isso acontecer.

Nossas comunidades parceiras.

Instituto Yorenka Tasorentsi

Apoiamos diversos processos de fortalecimento institucional do Instituto Yorenka Tasorentsi, sob a liderança de Benki Piyãko, e com apoio dos Jovens Guerreiros Guardiões da Floresta, no Alto Juruá.

Povo Puyanawa

A parceria entre o Fronteiras e o povo Puyanawa começa no processo que originou a I Conferência Indígena da Ayahuasca em 2017 e tem se materializado posteriormente em diversos projetos de melhorias na infrastrutura das suas comunidades e no fortalecimento institucional da suas instâncias representativas.

Povo Shanenawa

Na Terra Indígena Katukina-Kaxinawá, focamos nossos esforços no fortalecimento do trabalho de lideranças mulheres em diversas frentes: resgate cultural, fortalecimento institucional e político, comunicação.

Resex Riozinho da Liberdade

Guiados pelo ideal de construção coletiva da historicidade do Vale do Juruá co-criamos trajetórias de aprendizagem transformativa e rememoração almejando a construção de novos futuros para as populações da reserva extrativista.

Rede Juruá

Guiados pelos encontros do rio, a Rede Juruá busca gerar soluções para problemas socioambientais complexos que acometem comunidades de pescadores artesanais, articulando conhecimentos tradicionais e tecnologias contemporâneas na direção de economias regenerativa baseadas na natureza.

Povo Katukina

Apoio jurídico e fortalecimento institucional ao povo Katukina, com foco nas associações das aldeias Varinawa e Samaúma.

Acompanhe nossos resultados transfronteiriços positivos

Projetos
Para acompanhar a evolução dos projetos, com seus registros e histórico de ações.
Estudos e Análises
Documentos e dashboards de resultados obtidos em projetos com as comunidades.
Publicações e Podcasts
Livros, cartilhas, artigos e podcasts que simbolizam a eternização do aprendizado mutuo.

Siga a gente e fique informado.

Apoie nossa causa!

Se quiser entrar em contato, essas são as opções.

Ou mande uma correspondencia para:

Rua Benjamin Constant,
138 – Centro
CEP: 69980-00
Cruzeiro do Sul/ Acre

Rolar para cima